top of page

Metrô de Salvador - Primeira viagem, projetos do Governo

CIDADE O oficial da Marinha Gilberto Rodrigues, 25 anos, andou pela primeira vez no metrô de Salvador nesta segunda-feira, dia 02. Ele, que mora no IAPI, pegou o trem na Estação Retiro com destino à Lapa, onde faria recarga no seu Salvador Card, cartão estudantil de bilhetagem eletrônica que dá acesso aos ônibus municipais.

Estação Acesso Norte, na região da Rótula do Abacaxi.

Antes de entrar no trem, Gilberto confessou estar sentindo um misto de expectativa e receio. “A gente ouve as pessoas falando que não é seguro, que ficou muito tempo parado. Depois do acidente então, não tem como não ficar com medo”, diz ele, lembrando-se do descarrilamento que ocorreu no dia 4 de novembro do ano passado, entre as estações Acesso Norte e Retiro. Segundo a CCR Metrô, concessionária que administra o sistema, havia passageiros dentro do vagão, mas ninguém ficou ferido.

O oficial da Marinha, Gilberto Rodrigues em sua primeira viagem de metrô.

Em abril de 2013, o governo do Estado assumiu a gestão do metrô de Salvador que, até então, era da Prefeitura. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom), todo o sistema metroviário terá investimento de R$ 3,6 bilhões, por meio de uma parceria público-privada (PPP), onde a concessionária vai arcar com R$ 1,4 bilhão.Parte da Linha 1 do metrô, com as estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte, foi inaugurada em 11 de junho de 2014, catorze anos após o início das obras e dois dias antes do primeiro jogo da Copa do Mundo em Salvador. Em 25 de agosto do mesmo ano, a Estação Retiro começou a funcionar. O trecho em operação possui 7,3 km de extensão, funcionando das 8 às 18h de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 8 às 13h. O transporte segue em operação assistida e com acesso gratuito.


Segundo a Secom, está marcado para o dia 23 de dezembro o começo da cobrança da passagem, porém, aindanão há um valor de tarifa definido. O início da operação comercial do sistema metroviário estava condicionado à inauguração da Linha 1, que vai da Estação da Lapa até a Estação Pirajá. O governo promete entregar a Estação Pirajá entre os dias 15 e 20 de dezembro, com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

A população ainda pode viajar gratuitamente de metrô.

Durante a viagem até a Estação Lapa, Gilberto ficou de olho nas janelas, e se fixou principalmente quando avistou a Arena Fonte Nova. “Que legal! Nunca vi a Fonte por este ângulo. Pior que ainda nem vim no estádio depois da reforma”, conta o torcedor do Bahia.

Estação da Lapa com pouco movimento de passageiros.

Além de concluir a Linha 1, o estado promete ainda a entrega da Linha 2, que vai da estação Acesso Norte até o Aeroporto de Salvador, até abril de 2017. Depois de pronto, o projeto prevê ainda uma expansão das duas linhas: de Pirajá até Cajazeiras/Águas Claras, na Linha 1, e da Estação Aeroporto até o município de Lauro de Freitas, na Linha 2. A próxima estação a ser inaugurada será a Estação Bonocô no próximo dia 13 de novembro, com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Além disso, o governador Rui Costa anunciou em sua página no Facebook no último dia 6, que cinco novos trens do metrô já estão em fase de montagem na cidade de Araraquara, em São Paulo, e vão chegar a Salvador em breve.

Enquanto isso, após desembarcar no seu destino, Gilberto aprovou a viagem no metrô. “Gostei bastante. Foi rápido, sem engarrafamento, e ainda com ar condicionado. Fora que estava vazio, não teve aquele empurra-empurra do ‘buzu’, né?”, comenta ele, sorridente.


bottom of page