Food Park - Praça Wilson Lins, Pituba
Praia do Flamengo - Kitesurf
Sobre pegar o "bonde andando"
Com a palavra, a edirota-chefe:
Não, não foi fácil. Assumir algo no meio do caminho não é fácil para ninguém. Já tínhamos passado do dead line e professora nos deu uma semana para produzirmos tudo: layout, marca, matérias e encaminhamentos. Parece pouco, né? Mas é bastante. Eu sempre tive esse extinto de “tomar a frente das coisas” e com a AlternaAtiva não foi diferente. Quando percebi, já estava gerenciando todos os repórteres, vendo marca e auxiliando no layout. Nem os outros componentes e muito menos eu percebemos que isso tinha acontecido. Mas acho que fizemos um bom trabalho: em uma semana entregamos tudo pronto, com coisas que iam além de nossa alçada. Tudo isso só foi possível porque todos se sentiram bem comigo na chefia e me deixaram ajudar de alguma forma. Confesso, é complicado lidar com alguns integrantes. Uns tão expressivos e incisivos outros quietos e apáticos. Divergência entre repórteres e divergência de opiniões, tudo isso dificulta. Mas sempre chegamos num consenso.
Avante, AlternaAtiva!
Caroline Lina
Tecido Acrobático
O jornalismo na prática
É bastante curioso o fato de que a cada semestre experimentamos e aprendemos coisas novas. Entrevistar, procurar fontes, abordar as pessoas e ainda tirar as fotos dos locais pensando no texto é algo bastante desafiador, mas acima de tudo prazeroso. Além disso, perceber que o conteúdo apresentado pelo professor em sala está sendo aplicado na reportagem faz tudo valer a pena, me deixando satisfeito, pois sinto que fiz a escolha certa.
Bruno Ganem
EXCLUSIVO!!!
A equipe da AlternaAtiva conseguiu, com exclusividade, alguns dos episódios da Turma do Xaxado que serão exibidos a partir do dia 31 e outubro na TVE. Assista um deles!
Sem satisfação: O desespero com o não comprometimento da fonte
Sabendo que a entrevista é uma das atividades mais essenciais na rotina jornalística, o que fazer quando a fonte não comparece no dia marcado, não atende celular, não responde email, remarca... e novamente não comparece?
Foi o que aconteceu na matéria sobre o Circuito de Cinema Sala de Arte, que tem como coordenador Marcelo Sá. Em meio ao corre-corre de apenas uma semana, conseguimos apurar ótimas informações sobre o projeto, mas faltava a fonte oficial, pode-se dizer que a matéria ficou incompleta, já que temos que ouvir sempre todos os lados.
Como não havia mais tempo, optamos em colocar à frase que é muito vista nas matérias jornalísticas “(...) negou atendimento”, o que dificulta a compreensão do leitor. Será falta de tempo da fonte? Ou é porque nos identificamos como alunos e que estávamos fazendo um trabalho de faculdade? A segunda explicação é a mais provável, já que para eles somos “ocultos”, aquilo não irá fazer diferença, não temos status e muito menos por não sermos de algum veículo.
Elaine Mendes