COMPORTAMENTO Comida mediterrânea, italiana, chinesa, mexicana... Em qual restaurante ir em Salvador? E se não desejar um restaurante, mas um bar, doceria, padaria, qual a escolha mais recomendada? E os questionamentos continuam. Será que o preço daquele estabelecimento é “salgado”? Será que o atendimento é bom? Tem lugar para estacionar? Enfim, as dúvidas podem ser muitas na hora de buscar por lugares bacanas para comer e apreciar na nossa cidade.
Pensando nisso, blogs e sites ganham cada vez mais espaço na internet e se tornam paradas quase que obrigatórias antes de sairmos de casa.
Corre-se o risco de ser injusto ao escolher apenas dois deles para responder as perguntas elaboradas para esta reportagem, mas correremos!
Banner do Mastigando em Salvador - os administradores preferem não serem identificados. Acreditam que a providência permitem-os terem uma experiência de cliente "mais real". (Foto: Reprodução/Site)
O primeiro, o Mastigando em Salvador, no ar desde o início de 2011 e elaborado pelo casal Gustavo Romero e Catarine Heiter, surgiu após eles procurarem lugares onde pudessem “mastigar bem” na cidade. É recheado com os mais diferentes estilos de culinária, ambiente e preço.
O casal Gabriela Martinez e Luis Abbud, do Onde Comer em Salvador Foto: Acervo pessoal/Facebook)
O segundo, administrado pela publicitária Gabriela Martinez (27) e Luis Abbud (29), é o Onde Comer em Salvador, que surgiu há quatro anos, fruto do casal que sempre teve uma atração natural por restaurantes no início do namoro, e tem como objetivo oferecer informação e novidades sobre lazer gastronômico, ajudando o público a conhecer melhor Salvador.
Apresentados, vamos às perguntas: 1 - Vocês ganham algum dinheiro com o blog? Caso não ganhem, o que ganham com ele? Mastigando em Salvador: Apenas eventualmente, através de publicidade (publieditoriais ou blocos de publicidade "contextual", no estilo Google Adsense), mas são valores totalmente irrelevantes quando comparados com as despesas que temos com o blog. O blog é um hobby para nós. Alguns casais fazem "natação, fotografia, teatro, artesanato" e vão viajar. Nós mastigamos e contamos para vocês! Ou seja, é algo que simplesmente gostamos de fazer (apesar de nos estressarmos de vez em quando...). Onde Comer em Salvador: Sim. Temos espaços publicitários disponíveis no blog e redes sociais. Estes posts são sempre sinalizados como Publieditorial (blog), #facepubli (Facebook) e #Publigram (Instagram). 2 - Quando vocês chegam a um local para degustar, vocês se identificam como autores de um blog de aventuras gastronômicas? Mastigando em Salvador: Não! As nossas visitas são totalmente anônimas, ou seja, nunca mencionamos o blog nem a finalidade da visita. Agimos como clientes comuns. Eventualmente respondemos às pesquisas de opinião entregues ao final da refeição (junto com a conta), informando que escreveremos uma resenha sobre o local. Onde Comer em Salvador: Não. Quando não vamos a convite, nos comportamos como clientes comuns, não nos anunciamos. 3 - Vocês pagam a conta? Recebem convites, como funciona? Mastigando em Salvador: Sim, nós pagamos as contas, como qualquer cliente faria. Normalmente pagamos inclusive os 10% opcionais, a menos que o serviço prestado pelo local seja ruim (mais uma vez, como qualquer cliente faria).
Eventualmente recebemos algum convite para conhecer um Estabelecimento. Nestes casos, não pagamos a conta, mas sempre informamos, ao final da resenha, que a visita foi feita a convite do local ou os produtos foram recebidos como cortesia, além de adicionamos a tag "Publieditorial" ao post.
Onde Comer em Salvador: Na maior parte das vezes, pagamos nossa conta. Essas visitas são o que geram a nossa pauta principal. Só postamos no blog sobre lugares aos quais vamos a convite se gostarmos muito. Se somos convidados, fazemos uma cobertura apenas no Instagram, não uma avaliação crítica, e só se gostarmos. Se não gostarmos, não mencionamos o local no blog, fazemos a crítica diretamente ao estabelecimento para que corrijam os erros. 4 - Vocês dão uma "segunda chance" a um estabelecimento que não os agradou? Mastigando em Salvador: Existem inúmeros Estabelecimentos que queremos conhecer, mas os nossos recursos temporais e financeiros são limitados. Não faz muito sentido utilizar estes recursos limitados para conceder uma "segunda chance", quando podemos ir conhecer outro Estabelecimento.
Além disso, essa postura condiz com a postura do consumidor tradicional. Afinal, quantas pessoas realmente voltam a um local depois de serem mal atendidas e/ou mastigarem um prato com sabor que não agradou? Onde Comer em Salvador: Depende do motivo que nos desagradou. Se vemos que é um problema de postura da casa, não voltamos. Se for um lugar muito elogiado no qual achamos que demos azar, tentamos novamente em outro momento. 5 - Que tipo de dificuldades, inconvenientes e problemas são enfrentados por vocês? Mastigando em Salvador: O mais evidente deles é o alto consumo de recursos temporais e financeiros para manter o blog em funcionamento. Muitas vezes deixamos de fazer alguma coisa que precisamos ou queremos (repousar, passear, conviver em família etc.) para nos dedicar às inúmeras tarefas que o Mastigando em Salvador demanda, já que, em função do nosso trabalho, só podemos nos dedicar ao blog à noite ou durante os finais da semana. A limitação de recursos financeiros é um problema análogo a este. Onde Comer em Salvador: Nada demais. Às vezes um seguidor ou outro faltam com o respeito nos comentários, mas são casos raros. A maior parte do nosso público é muito simpática, educada e equilibrada.
6 - Vocês sabem cozinhar?
Mastigando em Salvador: Muito pouco. Mas nós sabemos mastigar! E bem! Onde Comer em Salvador: O básico. Uma carne, um risoto, uma massa... mas nossa especialidade é comer mesmo!