CIDADE
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos e é comemorado em todo o mundo. Na esteira dos eventos concomitantes ao movimento, dos últimos anos para cá diversos órgãos municipais de Salvador, em parceria com a Avon Cosméticos, se organizam para realizar o passeio ciclístico “Salvador Vai de Bike Contra o Câncer de Mama”, com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença, como exames apropriados - como a mamografia -, promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer e de tratamentos, quando necessário.
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, o mais comum entre mulheres e é uma das principais causas de morte da população feminina no Brasil, o que ocorre, na maioria dos casos, devido ao diagnóstico tardio do câncer. O Hospital Aristidez Maltez (HAM) em Salvador é referência em tratamento de câncer.
A coordenadora de voluntários do HAM, Maria de Fátima, 60, explicou que esta ação é de extrema importância, pois alerta as mulheres para fazerem o autoexame a partir dos 40 anos, para que elas possam descobrir o mais rápido possível a doença. Ainda salientou que o HAM só trabalha com pacientes que já foram acometidas pelo câncer de mama, no hospital não há programa de prevenção, porque ele já está dentro do processo.
O diagnóstico de um câncer provoca grande impacto tanto no paciente como em seus familiares. Por tratar-se de um assunto totalmente novo, é comum que as pessoas fiquem assustadas e não saibam como lidar. A paciente do HAM, Maria da Conceição, 46, foi diagnosticada há cinco anos com o câncer de mama e disse que foi difícil receber esta notícia e o momento mais difícil foi quando a médica informou que precisaria fazer a retirada da mama. “Tudo fica mais fácil, pois tenho o apoio da minha família. Participo de diversos eventos que o hospital junto com as voluntárias disponibiliza e isso faz com que eu permaneça com uma autoestima.”
Durante o evento, participantes e população têm acesso a diversos serviços como aferição da pressão arterial, orientação sobre o autocuidado com a mama, agendamento para mamografia, avaliação postural, avaliação nutricional, estética, prevenção à violência contra as mulheres e apresentações culturais.
Mônica Kalile, superintendente de políticas para mulheres (SPM) da cidade de Salvador, informou que este tipo de evento é importante pelo fato de conscientizar a sociedade que a luta contra o câncer de mama deve ter atenção todos os dias. “O mês de outubro é para informar e enfatizar que é preciso fazer o exame de toque quando chegar à fase de risco, não deixar aparecer o nódulo. O papel da SPM é unir outros órgãos municipais, como a Semps (Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza), Saltur (Secretaria de Turismo), SMS (Secretaria Municipal de Saúde) e os demais parceiros, para que trabalhem as questões relativas das mulheres”, disse Mônica.
A cidade de Salvador no mês de outubro se veste da cor rosa, símbolo contra o câncer de mama, e ilumina alguns dos pontos turísticos e simbólicos da capital. A cor rosa faz referência ao laço rosa, símbolo da campanha contra ao Câncer de Mama no mundo.