top of page

Cultura Nerd em Salvador: RV Cultura e Arte

CULTURA

Capitão America, Hulk, Homem de Ferro, Batman, Coringa, The Flash, Star Trek, Star Wars, Dragon Ball, Pokémon, Naruto. Se você está familiarizado com algumas dessas palavras considere-se um apreciador da cultura Nerd. Não dá para negar, ela invadiu o mundo, mas é bom quebrar aquela imagem estereotipada de que o nerd é aquela pessoa quieta que senta no fundo da sala, usa óculos fundo de garrafa, suspensório e sofre bullying no colégio. A tecnologia, uma das maiores responsáveis pela disseminação da cultura, fez com que ela se tornasse popular. Se antigamente quem se dizia nerd era olhado com desdém, hoje é normal andar pela rua e encontrar pessoas lendo quadrinhos, conversando sobre os blockbusters (filmes populares), usando camisas de super-heróis e voltando a colecionar bonecos de ação.


Em Salvador, os eventos de cultura nerd estão acontecendo com mais frequência. A ExpoGeek, organizada por Ricardo Silva, aconteceu em 2014 e reuniu grandes nomes da internet como Mauricio Cid do blog Não Salvo e debateu assuntos de interesse do universo nerd com grupos especializados, o evento tem a sua segunda edição programada para ainda este ano. Do mesmo criador da ExpoGeek, o Anipolitan é um evento voltado para a comunidade otaku, termo usado para definir quem é fã de mangá e anime. A Jedicon é um evento direcionado a fãs da saga Star Wars organizado pelo Conselho Jedi Bahia. Além dos eventos, aos poucos alguns espaços são dedicados à essa cultura em Salvador.

Criada em 2008 por Ilan Iglesias e Larissa Martina, a RV Cultura e Arte é uma galeria de arte contemporânea e uma livraria dedicada a revistas em quadrinhos. Fica localizada em Salvador, mais precisamente no bairro do Rio Vermelho. Até pouco tempo a RV Cultura e Arte era uma das únicas lojas voltadas para o universo Nerd em Salvador, sempre realizando eventos voltados para este universo. A exemplo do 24 Horas de Quadrinhos, que consiste em produzir uma revista em quadrinho original de 24 páginas em 24 horas. Ilan Iglesisas, um dos sócios do espaço, conversa um pouco mais com a AlternaAtiva e nos conta sobre a proposta da RV.


AlternaAtiva: De onde surgiu a ideia de criar a RV Cultura e Arte?

Ilan Iglesias: A ideia surgiu da minha sócia, Larissa Martina, a gente ainda estava no final da faculdade e nós sempre fazíamos bastante trabalho juntos e ela gostava muito de ler quadrinho e sentia a falta de um lugar pra poder comprar e produzir na cidade. E a gente sempre gostou muito de arte contemporânea então quando a gente abriu pensamos na RV como um lugar onde você possa ter um espaço tanto para a literatura quanto para a arte gráfica.


AlternaAtiva: Qual o tipo de publico que frequenta a RV?

Ilan Iglesisas: O publico é bem amplo, nós temos desde criança a partir dos oito anos até adulto ou idoso. A classe social também é bem distinta por conta dos quadrinhos, por conta do valor das peças. Mas se mistura bastante.


AlternaAtiva: Qual foi o principal motivo da explosão da cultura Nerd no Brasil?

Ilan Iglesias: Tem muita coisa de quadrinho indo para cinema, seriados que são sobre nerds, tipo The Big Bang Theory, muita coisa de cultura pop, uma invasão muito grande com a facilidade da internet, acho que isso faz mais gente querendo ver. O que a gente chama de cultura nerd é o entretenimento basicamente.


AlternaAtiva: Você acha que existe resistência em relação a cultura Nerd?

Ilan Iglesias: Os nerds ainda são excluídos, só que hoje eles têm orgulho de serem nerds. Antes, eles tentavam ficar mais invisíveis, mas acho que não existe mais essa resistência, até mesmo pelo publico que a gente tem aqui, uma coisa bem distinta, pessoas que você acha que nem leria quadrinho.


AlternaAtiva: Falta mais espaços para a arte contemporânea em Salvador ou que falta divulgação na mídia para esse tipo de arte?

Ilan Iglesias: Acho que falta os dois, se você comparar outros lugares maiores como São Paulo ou Rio de Janeiro são muitas galerias de arte e museu e tem muito mais compradores. E a mídia em Salvador em relação à arte em geral, não só a arte contemporânea ou belas artes, mas em relação em teatro e literatura é muito fraca. A gente tem pouco espaço, não tem critico escrevendo é muito defasada.


Incentivando de artistas regionais


O selo editorial existe e não nos deixa mentir. Este é um dos projetos paralelos da RV Cultura e Arte, além da galeria e da livraria eles possuem uma produtora cultural. O primeiro quadrinho lançado pela RV foi o São Jorge da Mata Escura em 2010, patrocinado pelo Estado da Bahia. Igor Souza e outro de Pedro Marighela são outros dois artistas que tem projetos lançados pelo selo editorial da RV. Em 2014 foi lançado o Billy Jackson, de Cau Gomez e Victor Mascarenhas, um projeto próprio sem financiamento.


24 Horas de Quadrinhos


Criado por Scott McCloud teórico em quadrinhos, o desafio surgiu nos Estados Unidos e foi tomando maiores proporções com o passar do tempo. O desafio consiste em criar um quadrinho original de 24 páginas em 24 horas. “Quem trouxe isso para a RV foi um cliente da gente, ele perguntou se poderia fazer lá e a primeira vez a gente só cedeu o espaço, mas depois tomamos conta e continuamos produzindo.” Conta Ilan Iglesias.


O diferencial fica por conta das promoções que a RV realiza, “E cada ano a gente vai tentando fazer uma coisa diferente além do desafio de criar o quadrinho. Nem todo mundo quer só fazer isso, então a gente faz promoção na loja, trás sempre um artista que fez algo de renome no Brasil para fazer uma sessão de autografo ou fazer um bate-papo conversar sobre o trabalho dele.”.



Serviço:

RV Cultura e Arte:

AV Cardeal da Silva, 158, Rio Vermelho. Salvador - BA, Brasil.

(71) 3347-4929

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta, das 10 às 18h;

Sábados de 10 às 16h;

bottom of page