top of page

17° Festival de Lençóis

CULTURA

O Festival de Lençóis celebra arte, natureza e a música em sua 17° edição. As ruas da pequena cidade de Lençóis, localizada na Chapada Diamantina, Bahia, ficaram tomadas de visitantes, com 15 mil pessoas presentes, segundo a Polícia Militar local. O festival é o maior evento musical da região, suas ações movimentam o turismo e o comércio local. Uma enriquecedora opção cultural com as belas paisagens naturais que a Chapada Diamantina oferece.


No palco do festival já passaram expoentes da música popular brasileira, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Erasmo Carlos e Sandra de Sá. Esse ano, a festa contou com a participação de Diogo Nogueira, Leo Jaime e Márcia Castro, além das bandas soteropolitanas Scambo e Baiana System.

Passagem de som da Banda Scambo


O fisioterapeuta, Lucas Santos, curtiu a passagem de som da banda Scambo na Praça Horácio de Matos, onde acontece o evento. “Acho muito importante esse evento musical e o contato com a natureza é tudo que há aqui em Lençóis. Moro em uma cidade grande e a rotina é muito louca. Visito a cidade mais pelo ecoturismo, aqui encontro paz. O festival adoça ainda mais minha estadia aqui”, comenta. Jailsa Santos, técnica em planejamento, reforça que o motivo principal de visitar a cidade é o ecoturismo. Tendo participado de três edições do festival, não ficou muito satisfeita com as atrações deste ano. “A cada ano que passa as atrações estão deixando a desejar”, afirma.


Lucas Aleixo, estudante de engenharia civil, veio da cidade do Senhor do Bonfim para participar pela primeira vez do festival. “Eu já frequento a cidade, amo a localidade e busco sempre regiões da Chapada para sentir a vida. Espero com entusiasmo as bandas Scambo e Baiana System. A música e Lençóis tem tudo a ver, amo esse conjunto”, salienta o estudante com entusiasmo.

Lucas Aleixo e sua amiga, Jailsa Santos

A banda Baiana System foi umas das atrações mais esperadas e de grande representatividade no festival. Com sua mistura de gêneros musicais, arrastou o público para a conhecida “roda” que embalou toda a festa. Uma mistura de reggae, rock e batidas pesadas.


A 17° edição, mesmo com o número reduzido de visitantes comparado com os outros anos do festival, foi um sucesso e o setor hoteleiro não reclamou. As pousadas estavam lotadas, e o fluxo de pessoas nas ruas foi grande. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, a festa garantiu 100% da ocupação hoteleira da cidade, ocupada por turistas de diversas partes do país e do mundo. Os organizadores do evento também garantiram que a tranquilidade foi mantida nos três dias de evento.











bottom of page