top of page

Um novo conceito de cinema

CULTURA


Quando se fala em cinema, vem primeiro a escolha do Shopping Center, o lanche de acompanhamento e muitas vezes o filme fica em último plano. Os preços às vezes não são tão acessíveis e o ambiente para muitos não é aconchegante.


Cansado da formalidade de um cinema, porque não escolher um local onde além de assistir um bom filme, não se vende a famosa pipoca e o que ganha vez é o café? Passa também a conhecer o solo e as rochas onde se pisa, sem falar no ambiente que é de fácil e bom acesso.


Subsolo do Museu Geológico da Bahia

É no subsolo do Museu Geológico da Bahia, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, que se encontra o circuito de cinema Sala de Arte. Com uma programação eclética e exibições de filmes que geralmente não estão em cartaz nos cinemas de shoppings, com um preço que varia de seis a sete reais (com direito à meia entrada), sem esquecer que valoriza os filmes nacionais.


Apesar de ser um espaço verde, aconchegante, que reúne música, história, literatura e cinema, o Projeto Cultural Circuito de Cinema Sala de Arte é um dos programas culturais de Salvador que ainda é pouco valorizado e apoiado por empresários.



Criado em julho de 2000, o Circuito Sala de Arte possui uma programação diversificada que se baseia na permanência do Cinema de Rua, onde são exibidos cerca de 10 a 15 filmes semanais, em que grande parte são selecionados, indicados ou premiados em festivais pelo Brasil e no mundo. Esse projeto é coordenado por Marcelo Sá, natural de Ilhéus, que era administrador do Expresso Baiano, local no qual o equipamento de cinema ainda era movido a carvão.


Solange Folador, 80 anos, moradora do bairro da Graça, disse que costuma frequentar o circuito de cinema do museu por ser tão próximo da sua residência. Avaliou os espaços culturais de Salvador com nota oito e manifestou dizendo que para chegar a um dez, precisa de mais teatro, cinema de arte com mais fácil acesso ao público. Solange destacou também que o espaço foge do habitual, oferecendo um ar limpo, tranquilo e a sensação de vontade de estar ali.


Por falta de patrocínio e pelo encerramento do contrato com a empresa privada Vivo que financiava o projeto, no início deste ano, saiu em diversos veículos de comunicação que algumas salas de cinema do circuito iriam fechar. O anúncio do fechamento repercutiu tanto que gerou diversas manifestações nas redes sociais dando surgimento ao movimento S.O.S Sala de Arte, que reuniu 15 mil espectadores.


A sala de cinema do Museu tem capacidade para 125 pessoas e foi inaugurada em 1996. Procurado prar falar um pouco mais do projeto e suas dificuldades, o coordenador e sócio da empresa Cinema e Arte negou atendimento.


bottom of page