top of page

Turma do Xaxado será a primeira série em animação da Bahia

CULTURA


Estreia dia 31 de outubro às 15 horas, na TVE Bahia, a série animada Turma do Xaxado, a primeira do gênero produzida no estado, baseada na famosa tira de quadrinhos criada em 1999 pelo cartunista baiano Antonio Cedraz. Com inserções diárias durante os intervalos da programação da emissora pública, cada um dos 26 episódios da primeira temporada terá cerca de um minuto de duração.


Zé Pequeno e Xaxado em cena do episódio A Grande Nuvem


Na animação, uma parceria entre a Liberato Produções Culturais e a TVE Bahia, serão desenvolvidas histórias que tenham como tema elementos típicos presentes na cultura nordestina, os costumes e as crenças da região, assim como já acontece na obra original em quadrinhos. As tirinhas da Turma do Xaxado vêm sendo publicadas em livros didáticos, em jornais de grande circulação (aqui na Bahia, no Caderno 2 do jornal A Tarde) e em revistas mensais distribuídas para todo o país. Cedraz, falecido ano passado aos 69 anos em decorrência de um câncer no intestino, sempre procurou mostrar os encantos e problemas locais, mas sem abrir mão do bom humor.


A produtora executiva CandidaLuz Liberato, principal responsável pelo projeto junto com o roteirista Tom S. Figueiredo e o diretor Claudio Guido, revela como a ideia surgiu. “Produzir esta série foi muito gratificante do início ao fim. Desde o primeiro encontro com Cedraz e Tom, nos entendemos bem. Eles aceitaram todas as sugestões e assim que fechamos a parceria, comecei a buscar investimentos financeiros”, afirma. Segundo ela, algumas estratégias foram utilizadas para baratear a produção. “Como não é fácil captar recursos, busquei o formato com 26 episódios de um minuto, pois precisando de menos verba eu conseguiria iniciar a produção mais brevemente. Além disso, o tempo de um minuto é muito bom para exibir nos intervalos comerciais, permitindo maior visibilidade e facilitando a captação de recursos para custear episódios de maior duração”, diz. O projeto acabou sendo selecionado pelo Fundo Setorial do Audiovisual, ligado a ANCINE (Agência Nacional do Cinema), que proveu apoio financeiro junto com Governo do Estado da Bahia.


Arturzinho, Xaxado e Marieta em cena do episódio História de Pescador


O núcleo principal de personagens é encabeçado pelo garoto Xaxado, neto de um ex-integrante do bando de Lampião, e quatro amigos – crianças diferentes em seus gostos, classes sociais, graus de instrução e etnias. Há o garoto metido, filho de fazendeiro (Arturzinho); a menina irônica, que ama literatura (Marieta, namorada de Xaxado); o menino preguiçoso, mas bem esperto (Zé Pequeno, que é dublado pelo ator e humorista baiano Pisit Mota); e a garota ligada em ambientalismo (Marinês, namorada de Zé Pequeno). As histórias da série se passam em uma pequena cidade do interior, num ambiente rural, mas já com alguns elementos típicos de cidades maiores.


O público-alvo da animação é crianças de 6 aos 8 anos e esta decisão é baseada no fato de que, desde sua criação, Cedraz quis promover o acesso dos “miúdos” de todo país ao universo nordestino e suas peculiaridades, conseguindo que seus quadrinhos tivessem um alcance nacional.


Zé Pequeno em cena do episódio Assombração


Sobre o processo de criação das histórias, CandidaLuz conta que o acervo já estava consolidado por Cedraz, e que poucas alterações foram feitas, sempre com a anuência dos autores. Para ela, conseguir viabilizar este projeto foi um compromisso de coração. “Para mim é uma honra poder colocar esta obra de Cedraz para todos verem. A Turma do Xaxado são as crianças brasileiras brincando no quintal, subindo em árvore, pescando no rio, correndo de boi brabo e acreditando em lobisomem. É um resgate da nossa maneira de viver a infância, interagindo com o meio ambiente e sendo feliz por estar descobrindo a vida brincando. Até para os adultos é divertido, por relembrar e reviver esses momentos de descoberta”, conclui.


Na aba “Outside” da nossa revista estão disponíveis os links para assistir online nove episódios da série já finalizados.

bottom of page